sábado, 4 de outubro de 2008

Deficiência Surda e Auditiva

Deficiência AUDITIVA OU SURDA é a incapacidade parcial ou total de audição. Pode ser de nascença ou causada posteriormente por doenças.
No passado, costumava-se achar que a surdez era acompanhada por algum tipo de déficit de inteligência. Entretanto, com a inclusão dos surdos no processo educativo, compreendeu-se que eles, em sua maioria, não tinham a possibilidade de desenvolver a inteligência em virtude dos poucos estímulos que recebiam e que isto era devido à dificuldade de comunicação entre surdos e ouvintes. Porém, o desenvolvimento das diversas línguas de sinais e o trabalho de ensino das línguas orais permitiram aos surdos os meios de desenvolvimento de sua inteligência.

Na verdade, são diferentes, os Surdos apenas comunicam com linguagem de sinais (LIBRAS), não conseguem ouvir com aparelhos auditivos, escrevem ou falam errado (não falam também)..
E os deficientes auditivos, conseguem ouvir com aparelhos auditivos q só servem pra ouvir os sons, falam ou escrevam bem..

No meu caso, deficiente auditiva, nasci assim, pois a minha mãe tava grávida de mim com a doença chamada HUBÉOLA, portanto essa doença passou no meu ouvido até no cérebro e me fez perda total profunda. Meus pais ficaram sabendo quando eu tava com 8 ou 9 meses (nao sei a idade exata) que eu nao ouvia nda, nao chorava.

Uso dois aparelhos desde criança, tive fonoaudióloga até aos 17 ou 18 anos. Falo bem, mais as vezes enrolo, erro até as pessoas me corrigem e isso me deixa triste. Esses aparelhos só servem pra ouvir o som, eles nao sao milagres, pois nao é igual aos ouvintes. Nao dá pra ouvir o q estao falando, portanto é preciso olhar na boca deles e ler labial.

É complicado? éh. POis as vz as pessoas falam baixinhos, boca fechadinhas sabe? então nao dá e tem q explicar a elas q devem mexer a boca pra entender. Mas não gosto de que sintam obrigados a fazer isso.

É cansativo ? éh. Temos q ficá olhando pra boca das pessoas do q olhar pros lados. Mas estamos acostumados com isso. É a única coisa que temos para entender.

Eu achei um blog falando:" Dez dicas conversar com quem não te escuta! " .. EU ADOREI! mostrei pros meus amigos e entenderam diretinho! vou te passar o blog se kiser ver: http://assimcomovoce.folha.blog.uol.com.br/ tem q procurá, tah laaahhh embaixo. =D Dps d lerem, vao aprender como conversar com surdos ou auditivas! =D
E tem outro blog que fala disso também: http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/

5 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite, Princess... estou impressionado... Realmente, as pessoas pensam que as pessoas que não ouvem não desenvolvem sua inteligência da forma correta... Temos que mostrar seu texto para eles, muito bem escrito, to impressionado... agora, não pare de escrever... bjs

soramires disse...

Temos um blog:
http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com onde também colocamos as dicas da Lak para falar com uma pessoa surda. A Lak é nossa amiga muito querida.
Nesse blog falamos de nossas necessidades como filmes e Tv legendados em portugues. Obrigada Sô

Débora Bonato disse...

Olá Sáh! Quero parabenizá-la pelo blog! Além de muito bem escrito é também muito importante para as pessoas perceberem que deficiência é normal!
Parabéns mesmo Sáh!
Bjão*

Unknown disse...

Oi vim aqui deixar a minha história, pois sei que em algum lugar terá mais pessoas como eu. Sou absolutamente normal, mas desde meus 7 anos comecei a apresentar problemas de audiçaõ, o que me levou há 2 operações e a perder 1 ano do ginásio na escola. Eu não escutava e tinha vergonha de perguntar aos professores para repetirem. Bobagem, não sinta vergonha, exponha seu problema, não ligue pra opinião alheia e peça que expliquem novamente.
Tenho uma doença chamada Otoesclerose. É nakeles 3 ossinhos dentro do ouvido. O som entra pela ouvido, passa pelos ossinhos que vibram com o som e chega ao final que ai vemos o real sentido da palavra/som. Ou seja escuto o som, mas um dos meus ossinhos está quase estático, e deduzo o que significa a palavra, as x lendo lábios ou se tiver sozinha com alguem, normal, mas se existir barulhos a mais, ferrou kkkkkkkk.
Tenho que perder a audi~ção total, ou seja esse osso ficar estático mesmo, pra eu poder operar, colocar uma protese de teflon e ai voltar a ouvir.Essa operação existe no Hospital CEMA na Mooca em SP. Consulte um otorrino de lá. Enquanto isso, há anos fico acompanhando através de audiometrias e nisso perdendo a cada ano um pouco mais a audição.

É isso.
Obrigada pelo espaço.

Me chamo Georgia- meu email é gedogr@terra.com.br

Unknown disse...

Olá samantha adorei o seu blog
a sua história eha msm q a minha...